imagem da logomarca Júlia do SEO

O que é tráfego orgânico e como aumentar no seu site?

Publicado por 

, em 

Vejo no conteúdo:

Última atualização em 25 de abril de 2024 por Júlia Neves

Atrair pessoas é a principal função do Marketing para o mundo dos negócios. Afinal, não adianta você ter o melhor produto ou serviço do mundo, se ele não for encontrado, se não for visto, você não terá resultados.

E no meio da internet, no Marketing Digital, isso não seria diferente. Sua empresa precisa aparecer para as pessoas certas para você conseguir fazer suas vendas, fechar negócios. Ou seja, você precisa levar tráfego para o seu site.

Você pode conseguir que essas pessoas cheguem ao seu site de forma paga, usando anúncios e fazendo o que é conhecido como tráfego pago, ou de forma gratuita, usando o que chamamos de tráfego orgânico. 

Esse segundo é o foco deste artigo. Então, se você quer aprender tudo sobre tráfego orgânico, desde sua definição até saber como sua empresa pode se beneficiar dele, é só continuar a sua leitura.

O que é tráfego orgânico?

Toda visita recebida pelo seu site, suas redes sociais, seus vídeos do youtube, ou qualquer outro canal que você tenha na internet, é considerado tráfego. E, como falei ali em cima, você pode conseguir levar tráfego para esses canais de duas formas principais: o tráfego orgânico e o tráfego pago.

Tráfego orgânico é toda visita que chega até seus canais sem o uso de anúncios. Num contexto central de um site, o tráfego orgânico é todo acesso que seu site recebe sem pagar para receber.

A principal forma de você receber tráfego orgânico, principalmente falando sobre o seu site, é vindo de resultados de pesquisas do Google, Bing e outros motores de busca. Para facilitar, daqui pra frente vou usar o Google como referência, já que é o maior buscador do mundo com um market share de mais de 90% em todo o mundo.

Nesse caso, a pessoa entra no Google e faz a busca por um termo, o Google considera o seu site bom o suficiente para ser apresentado entre os resultados e o usuário considera seu artigo bom o suficiente para responder a pesquisa que ele fez. Quando esse usuário entra no seu site você está recebendo tráfego orgânico.

Qual a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago?

Como falei, o tráfego orgânico é um tipo de tráfego que não depende de anúncios para você conseguir – o que nem sempre quer dizer que é um tráfego que você consegue sem gastos, mas vamos entrar nesse assunto daqui a pouco.

Já o tráfego pago é aquele que você depende diretamente de anúncios feitos em alguma plataforma para que o seu conteúdo apareça para o usuário. Entre as principais plataformas que você consegue fazer anúncios estão:

  • Google Ads: Plataforma usada para você anunciar dentro dos produtos e parceiros do Google. Pelo Google Ads você consegue colocar seus anúncios para aparecer no topo da página de resultados de busca do Google, dentro do Youtube, seja com anúncios em vídeos ou em banner, e dentro de sites e aplicativos parceiros do Google com o Google Adsense.
  • Meta Ads: Mais conhecido como Facebook Ads, nessa plataforma você consegue mostrar seus anúncios dentro do Facebook e do Instagram, sejam anúncios no feed, nos reels, nos stories ou na área de pesquisa das redes.
  • Tiktok Ads: O mais novo queridinho de quem trabalha com tráfego pago, com o Tiktok Ads você consegue rodar seus anúncios entre os vídeos do Tiktok e se aproveitar do crescimento exponencial da plataforma pelo mundo.
  • Taboola: O mais famoso entre várias plataformas que atuam com um tipo específico de anúncios, os Anúncios Nativos. Esses são aqueles anúncios que são mostrados dentro dos sites de forma “natural”, como se fizessem parte do conteúdo dos sites. Geralmente são apresentados com uma grade de conteúdos que mesclam conteúdos reais do próprio site com anúncios para outras páginas.

Dentro de plataformas como essas, você consegue escolher o conteúdo ou página que quer anunciar e o quanto quer gastar nesses anúncios, além de dar outras especificações sobre o tipo de público que deseja que o seu anúncio atinja. Enquanto você pagar, o seu anúncio aparecerá para esses públicos.

E essa é a principal diferença quando você compara tráfego orgânico com tráfego pago. No momento que você para de colocar dinheiro nos seus anúncios, você para de receber o tráfego pago.

Já o tráfego orgânico não é dependente de pagamentos para você obter. O que não quer dizer que você não gaste nada para conseguir o tráfego orgânico.

Isso porque, nesse tipo de tráfego, você precisa ter ao menos um conteúdo bem feito e um site bem estruturado para ter mais sucesso em ser encontrado. E você vai acabar gastando dinheiro para contratar quem faça para você, ou gastando tempo caso resolva fazer por você mesmo.

E aí mora outra diferença essencial do tráfego orgânico para o tráfego pago. Enquanto, no tráfego pago, o seu conteúdo para de ser exibido pelas plataformas quando você para de colocar dinheiro neles, no tráfego orgânico, por mais que você acabe gastando para produzir os conteúdos e estruturar o seu site, o seu conteúdo está sempre sendo mostrado nas buscas – desde que seu site e conteúdo estejam otimizados.

Outras fontes de tráfego no digital

Além do tráfego orgânico e do tráfego pago existem algumas outras formas das pessoas encontrarem e acessarem o seu site. Vamos passar rapidamente por elas.

Tráfego direto

O tráfego direto ocorre quando o usuário acessa seu site digitando a sua URL diretamente no navegador.

Geralmente o tráfego direto é vindo de usuários que já conhecem o seu site, a sua empresa, ou sua marca. Ou já tiveram, ao menos, algum contato prévio com algum material que mostrasse a URL do seu site.

Tráfego de referência

Esse é o tipo de tráfego que vem ao seu site vindo de outros sites. Ou seja, a pessoa está em um outro site, que não seja um motor de busca, nesse outro site tem um backlink para um conteúdo seu e a pessoa clica nesse link.

Para conseguir melhores resultados e mais acessos em seu site através de tráfego de referência, você pode apostar em uma estratégia de Linkbuilding bem feita.

Tráfego social

O nome é mesmo intuitivo, o tráfego social é o tráfego que o visitante chega em seu site vindo de alguma rede social.

Ele ocorre quando uma pessoa, ou uma página faz uma postagem na rede social e essa postagem tem o link para o seu site, levando o usuário diretamente da rede social para o seu conteúdo.

Qual a importância do tráfego orgânico no seu negócio?

Além de ser uma forma de atrair visitantes para o seu site sem precisar gastar com anúncios, existem outros benefícios bem fortes ao investir no tráfego orgânico:

Custo-benefício e Escalabilidade

Mesmo que você invista algum dinheiro, os custos acabam sendo muito menores quando você opta por uma estratégia de tráfego orgânico no lugar do tráfego pago.

Isso porque no tráfego orgânico os seus custos são na aplicação da estratégia e sua manutenção, que na maioria das vezes acaba tendo mais gasto de tempo do que gasto financeiro. 

Já no tráfego pago, além de também ter o custo da aplicação e manutenção, você paga por cada clique dado para acessar seu site, ou por cada mil vezes que o seu anúncio aparece na rede parceira.

Justamente por essa questão de no tráfego pago você pagar por resultados, que o tráfego orgânico é mais eficiente no momento de pensar em escalar o seu projeto. Afinal, independente de quantos acessos você tiver no seu site, com uma estratégia orgânica você não tem nenhum gasto adicional.

Relevância, credibilidade e autoridade

Quando você investe em uma estratégia de tráfego orgânico e consegue posicionar seu conteúdo nas primeiras posições das buscas, você consegue esse combo de relevância, credibilidade e autoridade.

A relevância vem de seu conteúdo não vir acompanhado do selo de “anúncio” dos primeiros links que são mostrados na área dos links vindos do tráfego pago. 

Esse selo faz com que muitas pessoas acreditem que os links levarão para páginas que tentarão vender algo a eles, enquanto os resultados orgânicos aparentam querer apenas responder a dúvida do usuário no momento da busca.

A junção desse “querer apenas responder a dúvida do usuário” com o fato de estar bem posicionado entre os primeiros resultados das buscas trazem credibilidade para o seu conteúdo.

Se além disso tudo citado acima, o seu conteúdo ainda estiver bem ranqueado para os termos corretos, que tenham a ver com o conteúdo do seu site, ou com seu produto, ou com seu serviço e esse usuário for impactado por um conteúdo de qualidade ao entrar em seu site, você ainda consegue aumentar a sua autoridade no assunto perante esse usuário.

Isso pode fazer com que, na próxima vez que esse usuário tiver alguma dúvida sobre o mesmo assunto, procure diretamente pelo seu conteúdo.

Quais os fatores que influenciam o tráfego orgânico?

Agora que você entendeu o que é o tráfego orgânico e sua diferença para os outros tipos de tráfego, principalmente para o tráfego pago, vamos falar sobre alguns fatores que vão te ajudar a conquistar mais visitantes de forma orgânica.

De forma geral, para conquistar tráfego orgânico você precisa fazer SEO (Search Engine Optimization). Isto é, garantir que seu site esteja agradável e legível tanto para usuários, quanto para motores de busca. Para isso, existem inúmeros fatores que impactam.

Alguns desses principais fatores são:

  • Relevância do conteúdo
  • Palavras-chave
  • Autoridade do site
  • Backlinks de qualidade
  • Velocidade de carregamento da página
  • Otimização das imagens do site

Relevância do conteúdo

Como falamos no tópico anterior, ter um conteúdo de qualidade é essencial para aumentar a sua autoridade, sua relevância e sua credibilidade com o usuário.

Se o seu conteúdo agradar os leitores, ele certamente irá agradar também o Google, que quer entregar ao seu usuário as melhores respostas sempre.

Vale lembrar que você não deve abrir mão da qualidade das informações do seu conteúdo, mas pode facilitar os buscadores a entenderem do que se trata o seu conteúdo aliando a sua produção de conteúdo com o tópico abaixo.

Palavras-chave

As palavras-chave são parte crucial das estratégias de SEO, elas são os termos principais aos quais se refere o seu conteúdo. Por exemplo, nesse artigo que você está lendo “O que é tráfego orgânico e como aumentar no seu site?”, o termo “tráfego orgânico” é uma palavra-chave.

Fazendo uma boa escolha de palavras-chave para os seus artigos, criando conteúdos de qualidade bem otimizados de forma natural e usando estratégias de SEO que incluem melhorar a acessibilidade das suas páginas, sua relevância, melhorando de forma geral a experiência do usuário do seu site e o tornando mais atrativos para o Google, você vai aumentar em muito suas chances de aparecer bem posicionado entre os resultados do Buscador.

Autoridade do site

Se o Google entender que o seu site tem autoridade no assunto que o usuário dele está buscando, as chances são grandes de seu conteúdo ser apresentado para esse usuário.

Por isso é muito importante que seu site tenha um tema de conteúdo consistente e cubra todos, ou grande parte, dos principais tópicos relacionados a esse tema com muita qualidade.

Backlinks de qualidade

Os backlinks de qualidade são um complemento para o tópico de autoridade do site.

Só explicando rapidamente, backlinks são links que se encontram em sites de terceiros e direcionam os leitores para o seu site, ou seus conteúdos.

Assim, ter backlinks de qualidade mostra, tanto para os leitores quanto para o Google, que o seu site é relevante para outras pessoas e aumenta a sua autoridade. E quanto maior for a qualidade deste site que tem o seu backlink, maior a autoridade que esse link irá te passar.

É praticamente um ‘ciclo virtuoso’, quanto maior a qualidade dos seus conteúdos, maior as chances de outros sites fazerem referência a esses conteúdos. E quanto mais sites de qualidade fazendo referência aos seus conteúdos com backlinks, maior a autoridade do seu site.

Velocidade de carregamento da página

Nos dias de hoje o usuário tem cada vez menos paciência para esperar um site que demore a carregar e isso pode fazer com que esse usuário desista de entrar no seu site, volte para a página de buscas do Google e escolha outro resultado para acessar.

Por isso é muito importante que você dê muita atenção para a velocidade de carregamento do seu site e de suas páginas internas. Ela impacta diretamente na experiência do usuário (user experience em inglês, ou simplesmente UX), que é um dos pilares do SEO.

Otimização das imagens do site

Ainda dentro de aspectos da experiência do usuário temos a otimização das imagens do site.

Essa otimização serve para deixar o seu site mais acessível, por exemplo para pessoas com deficiência visual. O que tem total interferência na UX deste site.

Além disso, a otimização das imagens do site também ajudam o robô do Google a encontrar o seu site e apresentar essas imagens na sua área de busca por imagens.

Quais são outras estratégias para aumentar o tráfego orgânico do seu site?

Além das questões que falamos no tópico anterior, existem algumas estratégias que podem te ajudar ainda mais a aumentar o tráfego orgânico do seu site.

Otimização para dispositivos móveis

É cada vez maior a quantidade de pessoas que acessam sites direto de seus celulares e outros dispositivos móveis.

Só no Brasil, são mais de 92 milhões de pessoas que acessam a internet somente pelo celular, segundo pesquisa de 2022 realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Ou seja, é imprescindível que o seu site se adapte às pequenas telas dos celulares, assim como as telas dos computadores, fazendo com que nenhum usuário tenha dificuldade de acesso aos seus conteúdos.

Assim como pode acontecer com um site que tem baixa velocidade de carregamento, no caso da pessoa acessar o seu site pelo celular e ele não estar otimizado para dispositivos móveis, é grande a chance da pessoa sair do seu site e procurar outro na página de busca do Google.

Crie Web Stories no Google

Além das redes sociais você pode promover os seus conteúdos usando a ferramenta de Web Stories do Google.

Assim você tem mais chances de aparecer tanto na página de buscas padrão do Google, como na página de buscas de imagens e também no Google Discovery.

Saiba mais sobre Web Stories e seu poder de engajamento!

Investimento em estratégias de email marketing para manter os visitantes engajados

Depois que você gerou valor para o leitor com o seu conteúdo de qualidade, você pode convidá-lo, com uso de algumas estratégias de captação, a entrar para a sua lista de e-mails para se manter ainda mais por dentro de todo seu conteúdo. Essa é uma das melhores estratégias de SEO e inbound marketing.

Com a pessoa dentro da sua lista de e-mails você consegue oferecer a ela ainda mais conteúdo de valor sobre o seu tema de expertise, o tema do seu negócio, além de manter uma relação mais próxima desses usuários.

Além disso, a lista de e-mails torna mais fácil a tarefa de você transformar esse leitor em um novo cliente, por conta dessa proximidade.

Quais são as ferramentas e recursos para auxiliar com o tráfego orgânico no site?

Agora que você já sabe quais estratégias usar para aumentar o seu tráfego pago, vamos falar de algumas ferramentas que podem te ajudar a colocar essas estratégias em prática.

Ferramentas de pesquisa de palavras-chave

Essas são ferramentas que te ajudam a ter ideias de quais são as palavras-chave que se qualificam melhor para os seus conteúdos, baseados no tema do seu site.

Elas mostram várias alternativas de palavras-chave, junto de uma média de quantidade de buscas mensais por esses termos, assim como apresentam um nível de dificuldade para você conseguir ranquear o seu conteúdo para esse termo, entre outros atributos que podem variar de uma ferramenta para a outra.

Dentre as principais ferramentas de pesquisa de palavras-chave estão:

  • Google Keyword Planner
  • Semrush
  • Ahrefs
  • Ubersuggest

Além dessas ferramentas, você ainda pode usar algumas ferramentas do próprio para te ajudar a definir as palavras-chave principais para seus conteúdos, como o Google Trends, a sessão de “As pessoas também buscam” na página de pesquisas do Google e o próprio ‘autocompletar’ da caixa de pesquisas do Google.

Plugins de SEO para plataformas como WordPress

Esses plugins, usados de maneira correta, podem ser um adianto enorme para você ajustar o SEO do seu site.

Com eles você consegue configurar, sem precisar saber nada de codificação, funções como o sitemap, o arquivo robots.txt, as title tags, meta descrições, URLs, as estruturas de schema e muito mais dos seus conteúdos. Tudo de forma bem intuitiva e simplificada.

Dentro dessa categoria os mais usados atualmente são:

  • Yoast SEO
  • Rank Math

Ambos têm versões gratuitas, que atendem muito bem a maioria dos sites, e paga com ainda mais funções.

Ferramentas de análise de tráfego

As ferramentas de análise de tráfego servem para te ajudar a analisar e entender as suas fontes de tráfego, quantidade de tráfego e o comportamento dos usuários ao acessar o seu site.

Elas te ajudam também a saber quais são seus conteúdos e páginas com mais acessos, quais são as palavras-chave que mais geram tráfego para seu site e assim poder traçar estratégias para os conteúdos que já estão em seu site, como por exemplo estratégias de linkagens interna, assim como de quais novos conteúdos criar em cima das análises.

Com elas você pode também fazer comparações sobre o tráfego em seu site em vários períodos diferentes, para assim entender se a estratégia que adotou no período X é melhor do que a do período Y, por exemplo.

O próprio Google te oferece totalmente de graça as duas principais ferramentas de análise de tráfego do mercado:

  • Google Analytics
  • Google Search Console

Quais são os indicadores mais importantes do tráfego orgânico?

Esses são alguns dos indicadores mais importantes no momento de analisar a eficiência das suas estratégias de aquisição de tráfego orgânico.

Aumento no tráfego orgânico mensal e anual

Duas siglas bem famosas nas análises de dados são o MoM e o YoY: Month over Month e Year over Year, respectivamente. Acompanhar o tráfego orgânico se baseando no mês anterior e no mesmo mês do ano anterior vai te possibilitar ter insights bem interessantes sobre a eficácia da sua estratégia de SEO.

No fim das contas essa é a principal métrica para entender o sucesso ou não da sua estratégia de tráfego orgânico.

Depois de verificar se houve crescimento em seu tráfego orgânico, analise e entenda quais foram os principais pontos que levaram a esse aumento.

Melhoria nas classificações de palavras-chave relevantes

Além de entender o aumento ou queda do total do seu tráfego orgânico, é muito importante que você analise a classificação das palavras-chave que estão trazendo esse tráfego para o seu site.

Isso vai te ajudar a saber o motivo de subidas ou quedas de seu tráfego e a saber quais conteúdos deve priorizar, seja em atualizações, ou em produção de novos conteúdos para as palavras-chave estudadas.

Aumento na taxa de cliques (CTR) nos resultados de pesquisa

Essa é uma métrica muito importante para entender se as suas title tags, os títulos que aparecem na página de resultados do Google, estão atraindo cliques dos usuários.

O CTR é calculado pela quantidade de vezes que o usuário clica no seu link no Google, dividido pela quantidade de vezes que o usuário vê seu link na página de resultados.

Caso você perceba, nas análises do Google Search Console, por exemplo, que o seu conteúdo está sendo exibido para uma grande quantidade de pessoas nas buscas, mas não está recebendo cliques, você pode testar modificar seus títulos desses conteúdos, para atrair mais cliques.

Crescimento na taxa de conversão de visitantes em leads ou clientes

A taxa de conversão de visitantes em clientes é uma das principais métricas para se analisar pensando no sucesso do seu negócio.

Afinal, você quer que as pessoas encontrem e acessem os seus conteúdos com o intuito de conseguir mais clientes.

Não basta a pessoa entrar no seu conteúdo, ela ter que ser cativada, ela tem que engajar, para no fim ela se converter em um lead para a sua lista de contatos, ou mesmo diretamente em um cliente.

Conseguir aumentar o seu tráfego orgânico é uma das melhores formas de crescer e ter sucesso nos seus negócios. E para isso é essencial que você aumente seus conhecimentos sobre SEO e produção de conteúdo.