Última atualização em 4 de abril de 2024 por Júlia Neves
Que SEO é uma das principais estratégias de marketing digital que existe, você já sabe. Ter o site de sua empresa bem posicionado nas buscas dos termos relacionados aos seus produtos e serviços é, certamente, uma das formas mais eficientes de aparecer na frente dos seus possíveis clientes e conseguir sua atenção.
Mas, mesmo uma estratégia tão eficiente passa por mudanças e por atualizações constantes. O surgimento de novas tecnologias faz com que todo o mercado digital tenha que se adaptar, ou seja, que as estratégias de SEO tenham que se adaptar, e é claro que o surgimento e popularização cada vez mais rápida das Inteligências Artificiais também pediria adaptações.
Saiba como o SEO e a Inteligência Artificial estão cada vez mais relacionados, e veja como isso pode afetar o futuro dos resultados de busca orgânicos do Google e, consequentemente, na visibilidade do seu site.
O que é Inteligência Artificial (IA)?
Resumindo, as Inteligências Artificiais são um conjunto de sistemas capazes de realizar tarefas que, geralmente, pedem o uso de inteligência humana. Incluindo o aprendizado, identificação de padrões e uso disso em resoluções de problemas.
As IA já são usadas em vários setores como transporte, saúde, finanças, entretenimento, mas quando o assunto passa a ser o mercado digital, é aí que conseguimos observar mais fortemente várias aplicações para as Inteligências Artificiais, indo desde a produção de conteúdo escrito, até a criação de imagens e, até mesmo, vídeos.
Uma outra forma muito comum de você observar o uso das IA são na automação de tarefas e na análise de dados, e muitas vezes no tratamento desses dados, para ajudar na tomada decisão de uma empresa.
Inteligência Artificial e os impactos em SEO
A Inteligência Artificial já transformou vários setores e também está revolucionando a área das buscas orgânicas.
No contexto do SEO, a IA pode ser aplicada para analisar grandes volumes de dados e identificar padrões de comportamento do usuário, contribuindo para a otimização de conteúdo e estratégias de marketing digital.
Além disso, pode ser utilizada como suporte na criação de conteúdos, e em tarefas mais operacionais como geração de códigos, tags, entre outras funcionalidades.
Machine learning e sua aplicação em algoritmos de aprendizado de máquina para melhorar o SEO
Se você ainda não está familiarizado com o termo, Machine Learrning é uma área das IA que as torna capazes de aprender e se aperfeiçoar, sem que sejam previamente programadas para isso.
Dentro do SEO você pode usar Machine Learning para identificar, entender e responder ao comportamento dos usuários no Google. Seja analisando as palavras-chave e seus resultados de busca para escolher quais são os mais relevantes para aquele usuário e entender as interações desse usuário com os resultados.
Identificando e entendendo os padrões de busca e escolha de resultados, os motores de busca podem dar aos seus usuários respostas cada vez mais certeiras em suas pesquisas.
O papel das redes neurais e do deep learning na otimização on-page e off-page
As redes neurais e o deep learning são duas áreas do Machine Learning que são baseadas nessas análises citadas acima, cada uma com sua especificidade, elas podem, e devem, ser usadas para melhorar a otimização on-page e off-page do seu site, ajudando os usuários terem acesso aos resultados mais certeiros de acordo com suas buscas.
O Google, por exemplo, usa as redes neurais para entender e interpretar exatamente o que o usuário digita na barra de pesquisas, analisando as palavras separadamente e os possíveis contextos de busca.
Por exemplo, se um usuário pesquisa por “Supermercados perto de mim” as redes neurais entenderão que ele está buscando por Supermercados que estejam na mesma região que ele, no momento daquela busca, e entregará a ele os resultados mais apropriados.
Já o deep learning tem capacidade de analisar, com muita rapidez, uma grande quantidade de dados das buscas, ajudando na análise dos padrões de pesquisa dos usuários e prevendo possíveis pesquisas.
O deep learning ajuda os motores de busca a aprofundarem ainda mais nesse contexto das buscas e, até mesmo, entender questões como as intenções de busca dos usuários.
Além disso, com o uso do deep learning, o Google também consegue analisar e compreender o conteúdo dos sites, sua linguagem, layout e, até mesmo, o comportamento dos usuários nesses sites. Com isso, ele pode melhorar a qualidade dos resultados apresentados aos usuários para cada pesquisa.
Como o Processamento de Linguagem Natural (PLN) contribui para a criação de conteúdo otimizado para motores de busca
Uma outra maneira do deep learning ser usado no aperfeiçoamento do SEO é com uso do Processamento de Linguagem Natural (PLN).
O PLN consiste em usar o deep learning para compreender a linguagem e a fala humana, entendendo o significado e o contexto por trás de uma busca e dos conteúdos dos sites.
Ainda no exemplo do “Supermercado”, o Google usa o PLN para fazer a interligação desse termo com palavras sinônimas, ou relacionadas, como “mercado”, “compras”, “comércio”, “carrinho”, “preço”, “caixa”, além dos nomes de Supermercados.
Ou seja, o PLN permite que o dono do site produza textos mais fluidos, sem repetição de palavras chave e não robotizados, e ainda assim que esses textos sejam compreendidos pelos motores de busca como relacionados à pesquisa principal.
Updates recentes do Google: Como a IA tem impactado as diretrizes do Google
Não é só de funcionalidade para melhorar os resultados de busca e entender cada vez melhor os usuários que as Inteligências Artificiais são feitas.
Junto desse uso “para o bem”, as IA, encabeçadas pelo Chat GPT, passaram também a ser usadas para a produção de conteúdo, não só como auxiliar de temas, de fonte de pesquisa, mas também para a produção de 100% de muitos conteúdos.
A facilidade de criação de conteúdos com o uso das IA fez com que muitos donos de site optassem por substituir os redatores – que tinham um custo mais alto e uma possibilidade de entrega de uma quantidade muito menor de conteúdos – por Inteligências Artificiais.
Essa possibilidade de aumento de escala de produção de conteúdos, junto da redução dos custos financeiros para essa produção, acabou trazendo também um custo diferenciado para os sites com conteúdos 100% feitos com IA. O custo da baixa qualidade de seus textos.
Isso ocorre pois as inteligências artificiais ainda são bastante falhas, tanto no conseguir produzir um conteúdo que seja agradável de ler de uma forma bem natural, mas também por ainda passar muitas informações e dados com erros, ou até mesmo inventados.
E como isso impactou o Google?
Acabei de falar sobre como o Google tem usado as IA para entregar resultados cada vez melhores e mais certeiros para os seus usuários.
Mas, na contramão disso, muitos sites que produziam conteúdos 100% com uso de Inteligências Artificiais começaram a conseguir usar o fator ‘quantidade’ para ranquear os seus artigos.
E isso fez com que muitos conteúdos com baixa qualidade, ou mesmo com informações erradas começassem a aparecer entre as primeiras posições das buscas do Google. O que fez com que a empresa tomasse mais uma atitude, para além de todas outras atualizações de algoritmo que já foram implementadas por ela, dando vida então ao “Google March Core 2024 Update”.
Google Core March 2024 Update
Essa atualização do Google consiste justamente em tentar penalizar e excluir das buscas conteúdos que não tenham real valor para aparecer nos resultados de pesquisa.
Isso inclui conteúdos com baixa qualidade, conteúdos que atrapalham a boa experiência do usuário, ou conteúdos que pareçam ter sido criados somente para agradar aos mecanismos de busca e não aos humanos. E, entre esses, estão certamente muitos sites que usam conteúdo 100% com IA.
Com o March Update, muitos sites que tinham conteúdo criados exclusivamente por inteligências artificiais, sem adaptação e nem mesmo revisão de humanos, foram punidos e simplesmente desindexados do Google, ou seja, não apareciam mais entre os resultados de pesquisa do buscador.
Google RankBrain: O futuro do SEO semântico
Um dos principais algoritmos de pesquisa do Google, o RankBrain é a ferramenta que utiliza o machine learning, principalmente do deep learning e do PLN, para ajudar a ranquear os resultados de suas buscas.
Essa ferramenta faz as análises das buscas, entendendo o contexto, intenção de busca do usuário e fazendo a correlação do termo exato buscado com possíveis termos sinônimos, ou que contenham a mesma semântica, para apresentar a pessoa que está pesquisando, os resultados mais qualificados.
SEO preditivo: Antecipando as tendências com inteligência artificial
SEO preditivo é um conceito onde você usa a IA para tentar antecipar futuras tendências, comportamentos dos usuários e, até mesmo, futuras atualizações dos algoritmos do Google.
Com o uso do machine learning, você tem a possibilidade de estar passos à frente de sua concorrência, seja em ser o primeiro a produzir conteúdos que virem tendência no futuro, ou mesmo já adaptando o SEO do seu site a possíveis novas atualizações no Google.
Personalização e experiência do usuário com a IA
Com o uso das IAs, os motores de busca conseguem apresentar resultados de busca cada vez mais personalizados para cada usuário, ao analisar seus dados e seu comportamento de pesquisa e navegação. Isso se reflete, por exemplo, nos conteúdos apresentados no Google Discover.
Além disso, com o uso da machine learning para o maior entendimento dos conteúdos dos sites pelo buscador, o Google consegue saber exatamente quais sites vão oferecer a melhor experiência para cada um de seus usuários e quais são os sites que podem ser mais certeiros em apresentar para esse usuário exatamente o que ele está buscando, apresentando esses sites nas primeiras posições de sua busca.
A evolução do SEO com a inteligência artificial
A IA tem tido um papel determinante na evolução das estratégias de SEO, proporcionando insights valiosos para análises de dados, otimização de conteúdo e benchmarking de concorrentes.
- Análise de dados: Como falei anteriormente, a IA pode processar um volume absurdo de dados rapidamente, identificando padrões e tendências que ajudam a otimizar a estratégia de SEO. Isso inclui a análise de métricas de desempenho, comportamento do usuário e a busca por palavras-chave relevantes.
- Otimização de conteúdo: As Inteligências Artificiais podem também ajudar na criação e otimização de conteúdo, sugerindo tópicos, palavras-chave e formatos de conteúdo mais eficazes com base em dados de pesquisa e análises de concorrentes.
- Construção de linhas de código: Você precisa criar ou otimizar um código em HTML, CSS ou JS? As ferramentas de IA generativa também conseguem te ajudar nessas tarefas. Desde meta tags e dados estruturados a limpezas no código do site, é só ter um bom prompt e tá pronto o sorvetinho.
- Monitoramento de concorrentes: A junção SEO e Inteligência Artificial pode te ajudar, até mesmo, a entender as estratégias dos seus concorrentes e entender como pode trabalhar para batê-los.
Ferramentas de IA podem rastrear atividades online desses concorrentes, identificando suas estratégias de SEO vencedoras, palavras-chave de alto desempenho e tendências de conteúdo. Isso permite que você ajuste sua própria estratégia para bater de frente com a sua concorrência.
Criação de conteúdo com IA: Cuidados e orientações
Sim, as ferramentas de Inteligência Artificial podem te ajudar, e muito, na hora de produzir os seus conteúdos otimizados para suas estratégias de SEO, seja dando dicas de temas, de tópicos (como fiz aqui!), ajudando na pesquisa, ou mesmo gerando um conteúdo base inicial para você trabalhar e produzir em cima dele.
Mas é essencial que você faça exatamente isso, trabalhe em cima do conteúdo que a IA gerou para você. Ela sozinha não é capaz de criar um conteúdo único, útil e relevante para o seu usuário, a ponto de se destacar entre outros milhares de sites que falam desse mesmo assunto.
Você pode usar a base do conteúdo que a IA gerou e, a partir dele, fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto do conteúdo, juntar a ele dados corretos, estatísticas, falas e comentários de pessoas que sejam autoridades no tema do conteúdo, histórias, por aí vai.
Mas o principal é fazer uma belíssima revisão de todo o conteúdo gerado, para confirmar que a Inteligência Artificial te retornou informações corretas e você não está colocando conteúdo de má qualidade em seu site.
Benefícios na rotina com o uso da IA
Além de todos os benefícios do uso da IA para o SEO com o uso pelo próprio Google na otimização dos seus resultados de busca, as ferramentas de inteligência artificial também podem ser usadas por nós, os profissionais de SEO, com o intuito de agilizar várias tarefas do nosso dia a dia, entre elas:
- Pesquisa de palavras-chave
- Ideias de temas
- Ideias para títulos
- Elaboração de meta descrição simples
- Ideias de tópicos para o artigo
- Elaboração de esboço de briefing
- Criação de schemas personalizados
Além de qualquer tarefa que envolva análises de dados e a automatização de tarefas repetitivas.
Ferramentas que te ajudam a unir SEO e Inteligência Artificial
Claro que para você aproveitar ao máximo esses benefícios trazidos pelas IA, eu não poderia deixar de citar algumas ferramentas poderosas que vão te auxiliar e facilitar o seu trabalho com as suas rotinas de SEO.
- ChatGPT: A ferramenta mais famosa quando o assunto é Inteligência Artificial, o ChatGPT utiliza IA para responder a perguntas e oferecer recomendações sobre estratégias de SEO, economizando tempo e fornecendo orientação personalizada sobre seu site e seus conteúdos.
- Niara: Essa é outra ferramenta que integra IA para análise avançada de dados de SEO. Com orgulho de ser brasileira, a Niara te ajuda a identificar oportunidades de melhoria no conteúdo, sugerir palavras-chave relevantes e acompanhar o desempenho do site ao longo do tempo.
- Ahrefs: Ele utiliza IA para realizar análise de backlinks, pesquisa de palavras-chave e monitoramento de concorrentes de forma muito eficiente. Ele fornece insights detalhados que ajudam a entender o cenário que seu site e de seus concorrentes se encontram e aprimorar as estratégias de SEO.