imagem da logomarca Júlia do SEO

33 Estatísticas de SEO atualizadas para ficar de olho em 2024!

Publicado por 

, em 

Vejo no conteúdo:

Última atualização em 6 de fevereiro de 2024 por Júlia Neves

Enquanto alguns juram que SEO está perdendo espaço, cada vez mais negócios estão faturando alto por meio de estratégias de tráfego orgânico. E antes que você me diga que eu, Júlia, sou suspeita para falar, listei aqui mais de 30 estatísticas de SEO atualizadas que provam o que estou dizendo.

Aqui estão alguns dados gerais, mas também números que mostram como o SEO está presente nas compras online, o impacto dos blogs e alguns indicadores de como será o futuro.

Vamos nessa!

Estatísticas de SEO que todo mundo deveria conhecer

Para quem acha que SEO é um bicho de sete cabeças, a partir de agora vamos sair da teoria e mergulhar na prática. Afinal, o meu objetivo é mandar a real – e a melhor forma de fazer isso é apresentando números. Começando por estatísticas mais gerais e, em seguida, por tópicos.

  • São realizadas 3,5 bilhões de pesquisas no Google por dia.
  • Estima-se que os algoritmos do Google consideram cerca de 200 fatores para garantir a classificação de sites.
  • O Google é o buscador favorito de 86% dos usuários da internet.
  • Não é à toa que 97% das pessoas pensam no Google como principal buscador.
  • 88% dos usuários realizam suas buscas por meio de computadores, enquanto 93% pelo smartphone.
  • 59% de todo o tráfego mundial da Internet vem de dispositivos móveis.
  • 61% dos profissionais de marketing B2B afirmaram que o SEO e o tráfego orgânico geram mais leads do que qualquer outra tática de marketing.

Agora que você está por dentro do contexto, vem ver mais sobre o impacto do SEO no mundo. Começando pela relação do SEO em compras online!

SEO e compras online

Pesquisas online não apenas fornecem informações, elas têm o poder de influenciar as escolhas de produtos. Ao explorar avaliações, comparar preços e descobrir as experiências de outros consumidores, estamos mais equipados do que nunca para tomar decisões informadas. Aqui estão estatísticas de SEO que comprovam isso.

  • 93% das compras se iniciam na internet, através de pesquisa em sites de busca.
  • 40% das compras são influenciadas por uma pesquisa relevante.
  • 64% das pessoas fazem uma busca quando desejam comprar algo.

SEO e taxas de conversão

Vamos direto ao ponto: SEO também tem um papel significativo nas taxas de conversão. Estatísticas de SEO recentes mostram que sites otimizados para mecanismos de busca têm taxas de conversão mais altas do que aqueles que estão apenas existindo, à espera de um milagre.

  • Leads provenientes do SEO têm uma taxa de conversão de 14,6%, enquanto leads frios (por exemplo, de anúncios, e-mail marketing, etc.) têm uma taxa de conversão de 1,7%.
  • Outro dado importante é que 70% dos usuários que fazem uma pesquisa no Google e outros buscadores, estão em busca de produtos para comprar.

SEO e ranking dos resultados de busca (SERP)

Quando digo que o lugar mais caro da internet é a primeira posição do Google, não é só força de expressão. É a realidade.

  • Menos de 1% dos usuários clicam na segunda página dos resultados do Google ao realizar uma pesquisa.
  • Os três primeiros resultados de pesquisa no Google recebem 54,4% de todos os cliques.
  • 60% dos usuários escaneiam somente a primeira página em busca do que estão procurando.

Por isso, alcançar o topo deve estar entre os principais objetivos de qualquer estratégia de SEO. Afinal, mais do que visibilidade, o primeiro lugar acaba gerando mais resultados – e se esse ainda não é o seu foco, sinto muito: saiba que é o foco dos seus concorrentes.

Qual a influência do Linkbuilding no ranqueamento?

Quanto mais pessoas importantes falarem bem de você (links de qualidade para o seu site), mais popular você se torna aos olhos do Google. Isso não é novidade para nenhum profissional de SEO.

Uma análise do Backlinko mostra que as páginas com mais backlinks têm classificação superior na SERP. Na verdade, o primeiro resultado no Google tem em média 3,8 vezes mais backlinks do que as posições seguintes (da segunda à décima).

Ou seja, o SEO Off Page não deve ser subestimado!

Tráfego pago ou SEO: qual é melhor?

Essa é, de longe, uma das perguntas que mais surgem quando uma empresa está em dúvida sobre onde investir maiores esforços de marketing. Seja qual for a escolha, SEO não deve ser deixado de lado e eu, Júlia, vou te provar o porquê com números, nestas estatísticas de SEO:

  • 86% das pessoas ignoram anúncios pagos nos motores de busca e clicam apenas nos resultados orgânicos.
  • A principal fonte de tráfego para todos os sites é a busca orgânica.
  • A cada ano que passa, os consumidores estão utilizando os motores de busca 20% mais.

SEO e tráfego pago são estratégias diferentes e não devem ser colocadas uma contra a outra, mas sim lado a lado. Afinal, a maioria das empresas pode alcançar ótimos resultados com uso de estratégias de SEO e anúncios combinados.

SEO e conteúdo de blog

Se você está se perguntando se ter um blog ainda faz sentido, a resposta é um grande SIM. Aqui estão números mostrando que o blog permanece como uma estrutura sólida e confiável.

  • 57% dos profissionais de marketing que se comprometeram a blogar mensalmente conseguiram rastrear clientes provenientes de seus blogs.
  • O maior retorno sobre investimento (ROI) de qualquer canal de marketing inclui blogs, além dos marketplaces nativos de redes sociais e marketing de influenciadores.
  • 30% dos profissionais de marketing criam conteúdo, incluindo artigos de blog, para levantar bandeiras e defender causas, pois essa é uma estratégia de marketing efetiva.

Blog e consistência: uma tática que dá jogo

Em meio ao frenesi das redes sociais, vídeos virais e inovações tecnológicas, uma verdade inegável: o blog não morreu. Na verdade, ele está mais vivo do que nunca, e a chave para desbloquear seu potencial está na consistência das publicações.

  • 43% dos profissionais de marketing afirmaram ter gerado pelo menos um cliente por meio de seus blogs.
  • 82% dos profissionais de marketing que publicam diariamente geraram clientes por meio de seus blogs.

Um blog, quando otimizado para os motores de busca, é basicamente um ímã para visitantes. Cada postagem é uma oportunidade de usar as palavras-chave relevantes de forma natural, construindo sua presença online e tornando seu conteúdo mais atraente para os algoritmos.

Qual o tamanho ideal de um artigo de blog?

Depende (como tudo no SEO hehehe). Não existe um tamanho ideal, afinal isso varia de acordo com o assunto abordado. No entanto, estatísticas indicam que a média de palavras para o resultado na primeira página do Google é de 1.447 palavras.

SEO e ferramentas

Recentemente publiquei uma pesquisa, a Top Of Mind SEO 2023, para entender quais as ferramentas de SEO mais populares. Aqui estão alguns dados sobre SEO que coletei:

  • Para 61% das pessoas o Google Search Console é a primeira ferramenta do Google que vem à cabeça.
  • 45% das pessoas usam a Semrush como principal ferramenta de SEO no dia a dia.
  • 61% das pessoas consideram o ChatGPT a maior ferramenta de Inteligência Artificial para profissionais de SEO no Brasil.

Vem conferir a pesquisa Top Of Mind SEO 2023 completa!

SEO e as tendências

Algumas estatísticas sobre SEO também dão indícios do presente e do futuro. Listei algumas delas.

  • 86% dos profissionais de marketing nos disseram que as mudanças na privacidade de dados impactaram sua estratégia de marketing geral ao longo do último ano.
  • 84% dos blogueiros afirmam que a inteligência artificial (IA) e a automação impactaram sua estratégia de SEO para 2023.
  • Estima-se que até 2025, 72,6% dos usuários de internet usarão exclusivamente um dispositivo móvel para acessar a web.
  • Busca por voz teve crescimento de 25% com relação ao ano anterior.
  • Ainda sobre busca por voz, 40,7% das respostas para as pesquisas feitas em voz vem dos Snippets em destaque.

Resumindo:

  • Inteligência artificial vai impactar cada vez mais as estratégias de SEO, é preciso ficar de olho nos indicadores para entender qual será esse impacto.
  • Leis de privacidade vão dificultar cada vez mais o desempenho de anúncios pagos, o que torna imprescindível investir em tráfego orgânico.
  • Smartphones cada vez mais presentes nos hábitos de uso de navegação dos usuários. Se os sites que não são responsivos já não tinham vez, agora é obrigação que qualquer página da internet funcione corretamente nos dispositivos mobile.
  • A busca por voz cresce cada vez mais e quem quiser aparecer entre os resultados de pesquisa para esse tipo de busca precisa mirar nos snippets e TOP3 da SERP.

Todo bom profissional precisa estar de olho nas estatísticas de SEO não só para se atualizar quanto ao momento atual, quanto analisar tendências futuras. E como conhecimento deve ser compartilhado, se essa lista foi útil para você, aproveita para salvar nos favoritos e também compartilhar com a sua galera!