Júlia do SEO

Google I/O 2023: novidades sobre IA, busca e ferramentas

Publicado por 

, em 

Vejo no conteúdo:

O Google I/O é um evento anual onde o Google apresenta suas principais novidades, projetos e tecnologias. O objetivo desse encontro é atualizar os stakeholders do buscador sobre o que podemos esperar dos próximos meses.

Em 2023, o evento trouxe várias atualizações, divididas em diferentes frentes. Passando por inteligência artificial, novidades em ferramentas, criação de smartphones, entre outras novidades, eu compilei nesse conteúdo aquelas que mais se destacaram, e que mais vão impactar o dia a dia – e a vida – de nós, SEOs.

Bora ver os meus highlights?

Inteligência Artificial: saiba mais sobre o Bard

Todo mundo sentiu falta do Google entrando na batalha pela atenção das IAs, mas agora ele chegou com tudo!

O Bard, seu concorrente para o ChatGPT, está em processo de atualização e melhorias, tendo agora capacidade de ler e interpretar imagens, integrado ao Google Lens. Além disso, a IA poderá entregar resultados em vários formatos, seja texto, tópicos ou até mesmo planilhas.

A ferramenta já está no ar, sendo testada em diversos países, funcionando hoje nos idiomas inglês, japonês e coreano, mas infelizmente ainda não pode ser testada no Brasil.

gif de exemplo de como o bard funciona, com uma busca em inglês e o resultado do prompt.
Fonte: Google

 

No GIF acima, por exemplo, dá pra ver como vai funcionar o resultado de alguma pesquisa na IA, que já mostra os diferentes formatos mencionados.

O mais legal é que, como você vai ver mais abaixo, o Bard vai estar presente em cada ferramenta que usamos no dia a dia, facilitando o nosso trabalho e, ao meu ver, tirando do Google os riscos de abrir margem para a concorrência. Achei uma sacada genial, viu?

Outra coisa que foi muito reforçada foi a importância da segurança dos dados: eles estão desenvolvendo uma ferramenta que avisará sobre textos escritos por IA, além de baterem na tecla da confidencialidade dos dados compartilhados pelas pessoas com o robô, o que me parece bem razoável visto que, quando entramos no universo de inteligências artificiais estamos num oceano azul, não sabemos o que esperar.

Google Workspace: IA integrada com todos os aplicativos

Essa foi a atualização que eu mais amei! Todas as ferramentas do Google terão IA integrada: você terá ajuda para escrever e-mails, criar textos, montar planilhas e até apresentações de slides. Com uma caixa de texto, poderá solicitar que a IA te auxilie em todos esses processos.

O objetivo, segundo eles, é melhorar a produtividade e tirar o esforço que temos hoje com tarefas operacionais! Vamos conferir as mudanças por aplicativo:

  • Google Slides: criação de imagens com a IA através de textos;
  • Google Sheets: análises, cálculos e automações nas planilhas;
  • Google Docs: criação de textos e assistente de escrita.
gif de exemplo de como ficará o google docs com a implementação da inteligência artificial, mostrando a criação de uma descrição de vaga em segundos
Fonte: Google

 

O Google inclusive abriu uma lista de espera para os que quiserem testar as ferramentas antes delas serem completamente implementadas em cada país! Já me inscrevi, mas imagino que ainda vai levar um tempo para esse tipo de ação começar no Brasil.

De qualquer forma, fica o link pra caso você também queira se inscrever.

Como o Bard vai ajudar redatores no Google Docs?

Outra questão que apareceu no evento foi como a ferramenta vai procurar auxiliar na escrita de textos, encontrando erros, sugerindo escrever de novas maneiras, evitando repetições, sugerindo tópicos, trabalhando como um editor de conteúdo.

Parece uma maneira bem interessante de otimizar o dia a dia dos redatores, já que a maioria já usa o Google Docs (ou o Word) em seu dia a dia e, com essa novidade terão um boost de produtividade 🙂

Resultados de busca: como ficará a SERP?

O Google anunciou também como será a nova SERP, com a entrada do Bard em jogo: você poderá conversar com a IA na página inicial do buscador!

Olha a foto que eles compartilharam: print do que pode se tornar a SERP do google com a chegada da IA

Minhas considerações sobre essa nova SERP: SEO vai ser cada vez mais necessário para as empresas, visto que o espaço está cada vez mais competitivo e a primeira posição orgânica ficou bem mais embaixo agora.

Mas, mais que isso, essa é a hora de suar a camisa para conquistar Featured Snippets. Esse papo conversacional, nada mais é que uma estrutura mais espaçosa do que víamos antes como a posição zero do Google. E, para você estar lá, a chave é criar conteúdo BOM e de qualidade.

Outra coisa que me chamou atenção, e que era uma coisa que me preocupava sobre o ChatGPT, é que o Google vai continuar linkando e levando os resultados a sites, então a conversão ficará super facilitada, além de passar a fonte das informações e tratar a confiabilidade dos fatos de maneira mais séria.

Eu considero, muito honestamente, que o Google mais que tirando cliques – que é o ponto que tá todo mundo preocupado – está facilitando a nossa venda, atuando como um assistente: se você tiver um conteúdo bom, conquistar os novos espaços de respostas da IA e mostrar que é uma autoridade no assunto, provavelmente na hora de buscas relacionadas à compra o seu produto – ou serviço – estará listado.

GIF ilustrando SERP do google com buscas por bicicletas, com interações da inteligência artificial
Fonte: Google

 

Além disso, acho que essas atualizações respondem à pergunta que as pessoas têm se feito ultimamente: O Google vai acabar? Vão substituir o Google pelo ChatGPT?

Nosso buscador de estimação continua intacto, meu povo!

Outros anúncios

Além dos segmentos mencionados acima, o Google I/O 2023 trouxe outras novidades interessantes. Eles apresentaram uma nova versão do Google Maps, com recursos de realidade aumentada mais avançados e navegação mais precisa.

Também foi lançada uma nova ferramenta de edição de fotos, o Google Studio, que traz recursos avançados de edição e organização de imagens, integrado ao Google Fotos.

Além disso, o lançamento de um novo Smartphone, o Android 14 e outros assuntos foram pautas do encontro.

Se você quiser saber mais sobre cada um dos tópicos, recomendo a leitura do blog do Google!