Júlia do SEO

Checklist de SEO: o que você PRECISA fazer no seu site

Publicado por 

, em 

Vejo no conteúdo:

Nem sempre a gente sabe por onde começar quando o assunto é SEO. Isso porque, com tantas frentes de atuação, muitas vezes nos perdemos entre o técnico, o conteúdo e a autoridade. Por isso, criei um checklist com tudo que PRECISA ser feito no seu site para que você dê um pontapé inicial e consiga atingir melhores resultados.

Por que meu site precisa de SEO?

Quando pensamos em site, pensamos no alcance e no público que esse site vai ter para vender seu produto ou serviço. Para isso, é imprescindível que você esteja no Google, que é o principal buscador existente hoje em dia e é responsável por 3.5 bilhões de buscas diárias.

Se você não está no Google, você não é visto, essa é a primeira premissa que devemos partir quando falamos de otimização de sites para buscadores. E SEO entra exatamente aí: você vai garantir que o Google consegue ler e entender tudo que você tem dentro do site e, aos poucos, ele vai começar a enxergar a relevância que seu conteúdo tem para seus possíveis clientes.

O que esperar do checklist de SEO?

Antes de te entregar o material, vou alinhar com você o que esperar desse conteúdo e qual a melhor maneira de consumir.

Primeiro é importante ter em mente que esse conteúdo vem acompanhado de uma live, até porque não espero que você entenda de primeira tudo que tem listado por lá. Nessa live, explico cada um dos tópicos abordados no checklist, com o objetivo de clarear a sua mente em relação aos pilares de SEO.

O checklist ficou dividido em algumas colunas: técnico, conteúdo, autoridade, KPIs e ferramentas. Vamos entender melhor cada um desses tópicos abaixo.

SEO técnico

A parte técnica de SEO se preocupa com a forma com dois principais fatores: a maneira como o Google vê e interpreta o seu site, e a experiência que seu usuário tem no seu site (ambos focados na performance, tempo de carregamento, etc).

Para isso, na coluna de SEO técnico você vai ver ações focadas tanto na parte de indexabilidade do site – para garantir que o Google leia absolutamente tudo da maneira correta – assim como na experiência do usuário com seu site, focando em ações para melhorar sua performance, diminuir seu tempo de carregamento, evitar erros que impactem a experiência…

O foco aqui é deixar seu site 100% redondo tecnicamente para não ter nenhum empecilho que dificulte sua boa performance no Google, garantindo que os esforços feitos nos demais pilares serão reconhecidos e ganharão mais destaque.

Conteúdo

Depois da parte técnica, o checklist de SEO traz a parte de conteúdo. Isso porque, nessa parte, é onde você vai conseguir trabalhar o máximo de palavras-chave e atrair sua audiência para que passem a converter. Por exemplo, meu site fala de SEO, então crio conteúdos sobre tudo relacionado ao universo de SEO, trabalhando o máximo de palavras-chave.

Além disso, é necessário garantir que todas as tags estejam corretas, assim como a arquitetura do site bem definida, para que o usuário tenha facilidade de navegação e de compreensão do conteúdo.

Autoridade

O terceiro pilar de SEO é a autoridade, e é também nosso terceiro tópico do checklist. Isso porque, além do Google se preocupar com o seu site, ele se preocupa com o que outros sites falam dele.

Outros sites que adicionam links para o seu podem gerar mais relevância, e lá no checklist eu dou algumas dicas de como conseguir esses links externos para aumentar sua visibilidade nos buscadores.

KPIs

Depois de falarmos dos 3 pilares de SEO, vamos para a parte de mensuração de resultados. Quais são as ferramentas que vão te dar uma visibilidade de resultados dos esforços provenientes de SEO? Quais você deve instalar?

Você sabia que o Google tem uma ferramenta só para medirmos esforços de SEO? Nessa etapa é onde você vai entender melhor quais são e quais esforços seus deram resultado ou não. Medir é essencial em SEO, porque sem esses números você não tem dimensão do que funciona ou não, de quais estratégias estão gerando mais tráfego para o seu site.

Outras ferramentas de SEO

Por último, separei uma lista de ferramentas que podem ser muito úteis no dia a dia de um profissional de SEO. Desde ferramentas técnicas a ferramentas de pesquisa de palavras-chave e análise de backlinks, cada uma delas pode ajudar o seu trabalho de uma forma, mesmo em suas versões gratuitas.

Receba já o Checklist de SEO

Para ter acesso ao Checklist de SEO juntamente com a live que explico cada um dos itens do checklist, é só clicar no banner abaixo e preencher suas informações que chegará no seu e-mail!

Banner para fazer download do Checklist de SEO

Categorias do Blog