imagem da logomarca Júlia do SEO

O que rolou no Search Central Live 2023? Highlights do evento do Google!

Publicado por 

, em 

Vejo no conteúdo:

Última atualização em 11 de março de 2023 por Júlia Neves

No dia 09 de março de 2023 rolou o Search Central Live, evento organizado pelo Google, no Google Office, para falar sobre alguns assuntos recorrentes no dia a dia do profissional de SEO, como algoritmos, Google Search Console, Google Trends, Google News, entre outros.

O ingresso do evento funcionava por meio de inscrição e, dentre os inscritos, eles faziam uma seleção dos participantes.

Por sorte, a escritora que vos fala (eu mesma, Júlia do SEO – ou, pra minha família, Júlia Neves) foi uma das selecionadas para participar, o que nos traz aqui: uma lista de highlights e comentários sobre o evento, com as novidades e informações trazidas pelo pessoal do Google.

Busca do Google

Um dos assuntos abordados no dia foi a busca do Google. Foi muito legal ouvir deles mesmos com mais detalhes como funciona o processo até um site aparecer para uma pesquisa.

A busca do Google é dividida por eles em 3 etapas: Rastreamento, indexação e classificação.

O rastreamento, como já conhecemos, funciona do modo mais simples entre os 3: o crawler acessa uma página, faz o download do conteúdo da página, armazena esse conteúdo e vai pra outra página (através de links internos deixados na página anterior) até gastar um determinado tempo ou budget estipulados pelo buscador.

A indexação, por outro lado, funciona de maneira oposta: enquanto o rastreamento olha por página, a indexação olha por palavra, entendendo todas as páginas que abordam um assunto determinado (por exemplo, quantas páginas na internet falam sobre a palavra “borboleta”?).

Por último, a classificação engloba, segundo eles, centenas de fatores, tanto sobre o conteúdo quanto sobre o comportamento dos usuários numa SERP específica. Continuando no exemplo da borboleta, o buscador vai levar em consideração questões como: a palavra aparece no H1? está em negrito? Apareceu quantas vezes? Os usuários clicaram nesse conteúdo alguma vez para essa palavra-chave? A intenção de busca se aproxima do conteúdo?

Esses questionamentos (e outras centenas desses) são os tais fatores de ranqueamento, que definem quais sites são mais relevantes de aparecer ou não numa SERP.

Um dado curioso sobre as buscas do Google é que 15% das buscas diárias são inéditas, o que me surpreendeu muito: a cada 100 buscas, 15 buscas nunca foram feitas no buscador! Acho impressionante que, em pleno 2023, ainda tenham tantas informações novas e que nunca foram buscadas anteriormente.

Outro dado impressionante ainda sobre a Busca do Google é que, em 2021, foram feitos mais de 800 mil testes de qualidade para a busca, que geraram mais de 5 mil atualizações (ou, como eles chamaram, lançamentos) da busca que vemos. Então, se a busca hoje em dia tem imagens, FAQ, vídeos, ou qualquer elemento que vemos, significa que tem algum time lá testando *800 mil vezes num ano* o que funciona ou não na SERP!

Por último, um fato super novo pra mim sobre a busca: uma das perguntas que eu fiz sobre o processo de construção da Busca do Google foi sobre fake news. Sempre quis saber como são filtradas essas notícias, qual o processo para que esses conteúdos não apareçam… E eu descobri que não existe!

O Google se posiciona como uma ferramenta que aponta fatos, e se eles passarem a definir o que é verdade, mentira, correto ou errado, eles param de ser essa fonte livre de julgamentos ou barreiras. Por isso, o que vai definir se uma notícia é errada, se uma informação faz ou não sentido, é a autoridade do site (mais um motivo pra esse ser um pilar tão relevante em SEO) e os feedbacks após a indexação desse conteúdo.

Google Search Console

Na palestra sobre o Google Search Console, foram abordadas várias novidades da ferramenta, que vou dividir por relatórios:

Relatório de indexação de vídeos

Um dos relatórios abordados foi o relatório que mostra mais informações sobre páginas do site que possuem vídeos, com dados sobre a indexação dessas páginas – e de seus vídeos.

Com os diferentes formatos de conteúdo que as pessoas consomem hoje em dia, o time achou importante ter um relatório específico com informações sobre os vídeos, desde se estão implementamos corretamente nos sites até se precisam de alguma correção, mostrando se o Google está indexando ou não o conteúdo.

Ferramentas do Shopping

Um relatório que ajuda DEMAIS os e-commerces, e que foi criado justamente com esse intuito.

A ferramenta do Shopping lista os problemas relacionados a dados estruturados das páginas de produto, possibilitando as correções.

Exportação de dados em massa

Essa é, de longe, uma das atualizações mais esperadas do GSC pelos profissionais de SEO! Obrigada, @google hahahaha

Agora é possível exportar diariamente os dados do relatório de desempenho do GSC para o BigQuery, o que possibilita uma quantidade absurdamente maior de análises, inclusive as mais complexas e com maior número de dados, além de facilitar o acesso a dados maiores que 1.000 a 50.000 linhas (que é o que conseguimos ver no GSC ou Looker Studio hoje).

Além disso, a ferramenta possibilita o armazenamento externo para sites que precisam de mais de 16 meses de armazenamento, permitindo que a empresa consiga deter um período maior de histórico dos dados.

Search Console Training

Esse aqui não é um relatório, mas é um item que pode ajudar muito quem quer se aprofundar mais na ferramenta: o Google voltou a produzir a série de treinamentos sobre o Google Search Console!

Com Daniel Waisberg apresentando a série, já temos mais de 20 vídeos para acompanhar e aprender cada vez mais sobre a ferramenta.

Link da série no YouTube: https://youtube.com/playlist?list=PLKoqnv2vTMUOnQn-lNDfT38X9gA_CHxTo

JavaScript SEO

Essa foi a terceira palestra e, apesar de não trazer nada de novo, tô deixando registrada aqui também porque achei o máximo aprender mais sobre JS (que pra mim não é uma coisa simples hehehe) com ninguém mais, ninguém menos que Martin Splitt!

Uma coisa que achei bem interessante é que ele desmistificou a ideia de JS ser algo não-friendly pra SEO. Sendo bem feito, JS é 100% legível pro Google e indexa como qualquer outro conteúdo em HTML.

Uma dica bem legal foi: usar a ferramenta de inspeção de URL para entender como o Google está vendo seu código, o que ele está computando de lá e se seu JS está ou não sendo lido pelo buscador. Open the URL Inspection Tool

Google News

Dentre todos os assuntos do dia, o que mais me surpreendeu com as informações foi o Google News! Isso porque, sem a gente ver tudo acontecendo, existem muitos times atuando próximos de jornalistas e veículos de notícias para trazerem as informações de maneira tão completa e detalhada na SERP, proporcionando maior acesso a informações úteis, validada por fontes confiáveis.

Dicas de ferramentas para o crescimento de audiência no Google News

  1. News Consumer Insights: ferramenta para ajudar criadores de conteúdo e portais de noticias a estudar melhor sua audiência, entender o que funciona ou não para ela e conseguir ter uma redação mais analítica.
  2. News Tagging Guide: um guia para tornar o Google Analytics mais acessível para pessoas menos técnicas, facilitando o mapeamento de métricas e dados relevantes para portais de noticia, entregando tags já prontas para adicionar no GA e educando ainda mais sobre a importância de medir os resultados para entender melhor a audiência.
  3. Journalist Studio: produto do Google que ajuda jornalistas com diversas ferramentas, melhorando tanto a produtividade quanto a informação passada (tem um leque enorme de ferramentas aqui, fiquei surpresa que não conhecia a maioria!).
  4. Google News Lab: treinamentos do Google para redações, focando nos resultados e dando insumos do próprio Google para que o trabalho deles seja potencializado e simplificado.

Google Destaques

Uma iniciativa do Google bem legal e que me chamou atenção foi o Google Destaques. É um formato onde o Google seleciona quem realmente faz um conteúdo sério e valioso para seus usuários, oferecendo um lugar de destaque (como o nome ja sugere).

Uma criação do Google com um lugar de prestigio para editores e portais de noticias selecionados, que sejam considerados relevantes, para que esses portais façam uma curadoria de seu conteúdo, e o Google conecte usuários com esses conteúdos do site dos portais parceiros.

Hoje, esse programa conta com mais de 150 veículos presentes nesse programa, e o Brasil foi, junto com a Alemanha, o país pioneiro dessa ferramenta. Incrível ver como a audiência e a imprensa brasileira são relevantes no cenário mundial!

Considerações finais

Como tudo que a gente vê e imagina, tudo no Google é alto nível. Desde a recepção, a organização até os mínimos detalhes, como o cardápio pensado em diversos tipos de paladar, restrições, etc.

Fiquei muito surpresa positivamente com a experiência, e uma das coisas que acho mais legal na ideia desses eventos é a aproximação entre nós, SEOs, que vemos o Google como uma “entidade”.

Além disso, foi uma super honra encontrar alguns dos meus alunos do curso de Formação em Analista de SEO! Incrível ver a galera formando a comunidade de SEO ❤️💙

Você pode ver as fotos por aqui:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Júlia Neves | SEO (@juliadoseo)

Ah, e tendo oportunidade, participe de eventos como esse, a experiência vale muito!