Última atualização em 31 de março de 2025 por Júlia Neves
Você já se perguntou como o Google organiza os resultados que aparecem após uma pesquisa? Aquela lista de links, anúncios e outros elementos que surgem depois de clicar em “enter” não é aleatória. Ela faz parte de uma estrutura complexa e estratégica chamada SERP, a página de resultados do motor de busca.
E se você busca aumentar o tráfego do seu site, gerar leads e fortalecer sua presença online, entender o funcionamento da SERP, o que ela representa e como se relaciona com as estratégias de SEO é fundamental. Afinal, geralmente essa página é o primeiro ponto de contato que liga seu site ao seu público-alvo.
Neste artigo, você vai conhecer tudo sobre a SERP, mostrando como você pode usá-la a seu favor e como o SEO vai te ajudar nesse processo.
O que é SERP?
SERP, ou Search Engine Results Page, significa página de resultados do motor de busca. Ou seja, é a página que o Google (ou qualquer outro buscador) exibe depois que você faz uma pesquisa.
É onde os resultados orgânicos, anúncios pagos e outros recursos são apresentados para, levando em conta cada pesquisa, melhor atender às necessidades dos seus usuários.
Por ser complexa, a SERP está em constante mudança e atualização, já que os algoritmos de organização e análise de dados também são atualizados frequentemente para se adaptar às novas tecnologias, novas formas de busca e de consumo de conteúdo.
Como é a estrutura da SERP?
As páginas de resultados do Google são compostas por seções específicas com diferentes funções. E conhecer essa estrutura é fundamental para que você otimize seu conteúdo, e o faça aparecer para o público certo, no momento certo, e da melhor forma possível.
De modo geral, os elementos mais comuns que compõem uma SERP são:
- Anúncios do Google Ads: São resultados pagos que aparecem no topo e/ou rodapé da página.
São empresas que pagam para que seus links apareçam no Google para uma determinada palavra-chave buscada.
- Resultados orgânicos: São os links para páginas que aparecem de forma não paga (de forma orgânica), posicionados com base em algoritmos de busca que analisam a qualidade, relevância e autoridade do seu conteúdo e da sua página para a busca que está sendo feita.
- Features da SERP: São recursos adicionais que enriquecem a apresentação dos resultados de pesquisa, como snippets, painel de conhecimento, “pessoas também perguntam”, imagens, vídeos, mapas e etc, que aparecem como forma de melhor atender às necessidades dos seus usuários.
A ordem e os elementos que aparecem em cada SERP variam de acordo com a sua intenção de busca.
O Google usa inteligência artificial e dados para mostrar os resultados que ele julga mais relevantes e úteis para cada usuário em cada pesquisa.
Quais as principais funcionalidades da SERP no Google?
O Google investe, cada vez mais, em inovação para melhorar a experiência do usuário e a prova disso é a crescente quantidade de recursos (SERP features) na página de resultados.
É muito importante que você conheça essas funcionalidades para conseguir, além de entender o SEO como um todo, conseguir otimizar seus conteúdos e conseguir se destacar entre as inúmeras opções da internet, para que você seja encontrado pelo público certo no momento certo.
A seguir, você vai ver algumas das principais funcionalidades da SERP do Google nos dias de hoje, com exemplos e dicas de como utilizá-las em sua estratégia de conteúdo.
Shopping
O Google Shopping é um espaço que exibe produtos relacionados à sua busca, com imagens, preços, nomes das lojas e outras informações. Ele funciona como uma vitrine online que conecta os usuários com os produtos desejados.
Se você tem um e-commerce, o Google Shopping pode te ajudar a ter mais visibilidade e, consequentemente, mais clientes.
Para isso, além de um feed de produtos completo e otimizado, você pode usar dados estruturados, como avaliações, promoções, etc, para melhorar a forma como seus produtos aparecem nos resultados.
As pessoas também perguntam
O recurso “As pessoas também perguntam” (People Also Ask, ou PAA) apresenta uma lista de perguntas relacionadas à sua busca.
Ao clicar em uma das perguntas, ela se expande, apresentando respostas diretas e links para as fontes de origem dessas respostas.
Essa funcionalidade é ótima para você entender quais as dúvidas mais comuns do seu público, e assim, te dar ideias de conteúdos que você pode desenvolver para responder essas perguntas e ajudar essas pessoas.
Para aparecer nesse tipo de recurso, use títulos e subtítulos na forma de perguntas e produza conteúdo claro, objetivo e que responda às dúvidas dos usuários da forma mais completa possível.
Sitelinks
Os sitelinks são links adicionais que aparecem abaixo do resultado principal, direcionando os usuários para diferentes seções do seu site.
Eles permitem que os usuários encontrem rapidamente as informações que procuram dentro do seu site, aumentando a chance de ficar mais tempo nele.
Para otimizar seus sitelinks, você deve:
- Ter uma arquitetura da informação clara e organizada no seu site.
- Usar nomes descritivos para suas páginas e categorias.
- Incluir links internos entre páginas relevantes.
Pesquisas relacionadas
As pesquisas relacionadas são sugestões que o Google oferece ao final da SERP, mostrando outros termos e buscas semelhantes à sua pesquisa original.
Esta funcionalidade ajuda os usuários a refinar as suas pesquisas, mas também te ajuda a ter ideias de novos temas para o seu conteúdo, novas abordagens e até novas palavras-chave de cauda longa que você pode focar.
Avaliações
As avaliações, geralmente em formato de estrelas, servem para mostrar para os usuários a opinião de outras pessoas que já tiveram contato com um produto ou serviço. Elas aparecem nos resultados da busca padrão, como no Google Shopping.
Essas avaliações são uma forma de prova social, construindo confiança e autoridade na sua marca e seus produtos.
Incentive seus clientes a deixarem avaliações, responda a todos os feedbacks, use esse espaço para entender o que as pessoas estão achando do seu negócio, e destaque as avaliações positivas em seu site e em suas campanhas de marketing.
X (antigo Twitter)
O X, antigo Twitter, exibe tweets recentes sobre o tema pesquisado, mostrando o que as pessoas e empresas estão comentando sobre um assunto, praticamente em tempo real.
Essa funcionalidade te dá uma ideia do que está sendo comentado sobre um tema, e te ajuda a ter noção das últimas tendências que estão rolando.
Para aparecer nesse recurso, tenha uma presença ativa e relevante no X, compartilhando conteúdo de qualidade e interagindo com outros perfis e empresas.
Pacotes de hotéis
O Google apresenta um painel com as opções de hospedagem para a região que você buscou, com datas, preços, endereço, avaliações e outras informações para ajudar o usuário a encontrar os melhores hotéis para suas viagens.
Se você atua no ramo de hospedagens, aparecer nesse tipo de resultado no Google é muito importante para atrair mais e novos clientes.
Para isso, liste seu hotel no Google Meu Negócio e mantenha as informações sobre suas acomodações sempre completas e atualizadas, incluindo também fotos e preços.
Listas de empregos
Assim como a função de pacotes de hotéis, o Google também disponibiliza uma lista de empregos com vagas na região, data de publicação, e informações que ajudam a pessoa a encontrar o emprego ideal.
Se sua empresa recruta pessoas, você pode otimizar suas vagas para que elas apareçam nesse recurso, listando as vagas em portais especializados e usando dados estruturados para informar ao Google sobre as vagas que você tem.
Anúncios do Google Ads
Os anúncios do Google Ads são resultados pagos que aparecem no topo e/ou rodapé da SERP.
Com essa funcionalidade você tem a chance de segmentar seus anúncios para o público-alvo certo e aparecer em destaque nos resultados de busca do Google.
Defina palavras-chave relevantes, crie anúncios atraentes, defina o seu público-alvo e o orçamento que será investido em sua estratégia.
Featured snippet
Os featured snippets são trechos de texto, listas, tabelas ou vídeos que aparecem no topo dos resultados de busca do Google, respondendo diretamente à pesquisa do usuário.
Eles têm como principal característica levar a informação mais relevante para o usuário, sem que ele precise necessariamente clicar em um link para ler o conteúdo completo.
Para conquistar os Featured Snippets, produza conteúdos de alta qualidade, que respondam às dúvidas do seu público de forma objetiva e direta.
Use palavras-chave relevantes, estruture seus textos com headings e listas e use dados estruturados para ajudar o Google a entender a sua página.
Painel de informações
O painel de informações (ou Knowledge Panel) é uma caixa que aparece ao lado direito da SERP, mostrando informações resumidas sobre entidades como pessoas, empresas e lugares.
Ele traz informações diretas sobre o que você está pesquisando, com dados, fotos, mapas e links relevantes.
Para ter chances de aparecer nesse tipo de resultado, use dados estruturados e fontes confiáveis, como o Google Maps e Wikipedia.
Pacote local
O pacote local, também chamado de local pack ou mapa local, é uma lista de empresas ou lugares próximos que aparecem quando você faz uma pesquisa sobre algum local ou negócio, como por exemplo “restaurante japonês perto de mim” ou “dentista 24h em São Paulo”.
Ele aparece na forma de um mapa com os principais locais relacionados à sua pesquisa e suas principais informações, como nome do local, endereço, telefone, horário de funcionamento, avaliação e links para o site e o mapa.
Para ser encontrado nesse resultado, foque em SEO local. Cadastre seu negócio no Google Meu Negócio, incluindo informações precisas e de qualidade sobre o seu negócio e sua localização.
Incentive também que seus clientes deixem reviews sobre seu estabelecimento, como forma de comprovar a qualidade e relevância do seu trabalho para outros usuários.
Google flights
O Google Flights é um recurso que te ajuda a encontrar voos, com informações de preços, horários de partida e chegada, empresas aéreas e outras informações para passagens aéreas.
Otimize seu site com Schema Markup para o Google Flights para que ele apareça para os usuários que estão procurando passagens aéreas em seu nicho de atuação, principalmente se você vende passagens aéreas ou serviços relacionados a viagens.
Pacote de imagens
O pacote de imagens exibe uma lista de imagens relacionadas à sua pesquisa, mostrando de forma rápida e eficiente os itens que você procura.
Para ter seus conteúdos de imagem exibidos nesse formato, use nomes de arquivos e texto alternativo (alt text) da imagem com palavras-chave relevantes para o tema da imagem, além de usar imagens de alta qualidade e com tamanho otimizado para uma melhor velocidade do site.
Resultados em vídeo
Assim como o pacote de imagens, o Google também apresenta pacotes de vídeos nos resultados de busca.
Essa funcionalidade se torna útil quando o Google entende que uma explicação em vídeo pode ser mais relevante para o seu usuário que um conteúdo em texto.
Para que seus vídeos apareçam nessa função, use palavras-chave relevantes no título e na descrição do vídeo, crie vídeos com informações de qualidade, tenha miniaturas chamativas e coloque legendas no vídeo para o Google ter mais facilidade de indexar o seu conteúdo.
Receitas
O recurso de receitas do Google apresenta um pacote com as opções de receitas mais bem avaliadas para uma determinada busca.
Se você tem um site ou blog com receitas, use o schema markup para receitas, para que seus conteúdos apareçam nesse formato, e também use palavras-chave relevantes nos nomes dos seus pratos, use imagens de alta qualidade e o modo de preparo com todo o passo a passo.
Principais notícias
O Google News te ajuda a ficar por dentro das últimas notícias que estão acontecendo sobre o tema que você pesquisou.
Para que seu conteúdo apareça nessa funcionalidade do Google, é necessário produzir conteúdo jornalístico e ter seu site aprovado pelo Google News.
Qual é a importância da SERP para as estratégias de SEO?
A SERP é onde suas estratégias de SEO são testadas e mensuradas. É nela que seus clientes em potencial te encontram, decidem se o seu site é relevante para a busca que fizeram e, caso a resposta seja sim, iniciam sua jornada com o seu conteúdo e sua marca.
Uma boa posição na SERP aumenta a visibilidade do seu site, atrai tráfego orgânico qualificado, fortalece a sua marca e gera novas oportunidades de negócio. Além de comprovar que sua estratégia de SEO está indo pelo caminho certo.
Como conquistar boas posições na SERP?
Para conquistar boas posições na SERP e se destacar da concorrência, você precisa combinar as estratégias de SEO técnico, SEO on-page, SEO off-page e SEO local, com foco na experiência do usuário (UX) e na qualidade do conteúdo.
Confira algumas das ações que vão te ajuda a ter sucesso nos resultados de busca do Google:
- Otimize seu site para as palavras-chave certas
- Crie conteúdo de alta qualidade
- Otimize seu site para dispositivos móveis
- Priorize a experiência do usuário (UX)
- Construa autoridade com backlinks de qualidade
- Tenha consistência com a sua estratégia de conteúdo
- Utilize dados estruturados (Schema Markup)
- Otimize seu Google Meu Negócio
- Foque em qualidade dos conteúdos, e não quantidade
- Tenha um site com boa E-E-A-T
- Esteja atento às atualizações do Google
Além disso, alguns detalhes vão te ajudar a atingir os usuários com o conteúdo certo, no momento certo.
Entenda os diferentes tipos de intenção de busca
Ao fazer sua pesquisa de palavras-chave, analise e entenda o que o seu usuário deseja ao fazer aquela busca, para entregar exatamente o que ele procura. E, ao produzir conteúdo, sempre tenha como meta responder às perguntas dos seus usuários.
Uma busca informacional tem o objetivo de saber mais sobre um determinado tema, como “o que é SERP?”, e a estratégia de conteúdo deve entregar explicações e guias.
Já uma busca navegacional quer direcionar o usuário para uma página específica, como “login do Gmail”, e a estratégia deve focar na facilidade para o usuário chegar até o site.
Em uma busca comercial, o usuário pesquisa por uma marca, como “celular Apple”, e a estratégia de SEO deve focar em destacar seus produtos e preços, enquanto uma busca transacional foca em comprar algo, como “comprar iphone”, e a estratégia deve apresentar informações para que a venda aconteça da melhor forma possível.
Use a Inteligência Artificial ao seu favor
Explore os recursos da IA, como o Google SGE e o AI Overviews, e entenda como eles estão mudando a forma como o seu conteúdo é apresentado no Google. Use essas funcionalidades a seu favor e adapte suas estratégias para se manter atualizado com as novidades do mercado.
Seguindo essas estratégias, você aumenta suas chances de conquistar boas posições na SERP e alcançar resultados cada vez mais expressivos em suas campanhas de SEO.
Como acompanhar os resultados da SERP?
Para entender se a sua estratégia de SEO está gerando resultados reais, você precisa monitorar os resultados, analisar seus dados e entender o que está funcionando, e o que pode ser melhorado.
Algumas das principais métricas que você deve acompanhar são:
- Posicionamento de palavras-chave: Acompanhe a posição do seu site nos resultados de busca para as palavras-chave que você está segmentando, acompanhando as subidas e quedas de posições para saber o que pode ter causado essas mudanças.
- Tráfego orgânico: Analise o número de visitantes que chegam ao seu site através dos resultados de busca orgânica do Google, identificando quais páginas e palavras-chave estão trazendo mais acessos.
- Taxa de cliques (CTR): Veja a porcentagem de usuários que clicam no seu link nos resultados de busca em relação ao número de impressões, para saber se você está conseguindo atrair a atenção dos usuários, através de títulos e descrições atraentes.
- Impressões: Acompanhe quantas vezes o link para o seu site aparece nos resultados de busca.
- Tempo de permanência no site: Verifique quanto tempo os visitantes passam em cada página do seu site, para entender se o seu conteúdo está mantendo as pessoas engajadas por mais tempo.
- Taxa de rejeição: Descubra em quais páginas os visitantes acessam seu site, mas o abandonam logo, mostrando quais conteúdos precisam ser revistos.
- Conversões: Meça o número de visitantes que se tornaram leads ou clientes, como as vendas, cadastros em newsletters, downloads de materiais ou outras ações importantes para o seu negócio, medindo assim o retorno sobre os investimentos que você tem feito.
- Backlinks: Analise a qualidade, quantidade e a relevância dos links externos que apontam para o seu site.
Para te ajudar nesse monitoramento e análise, utilize ferramentas como o Google Analytics, o Google Search Console, SEMrush e Ahrefs. Com elas, você consegue acompanhar o desempenho do seu site no Google, analisar o comportamento dos usuários e identificar oportunidades de melhoria.
Tendo essas informações em mãos, você estará pronto para otimizar suas estratégias, corrigir erros, impulsionar o crescimento do seu negócio e fazer a sua empresa crescer na internet.
Conclusão
A SERP é o primeiro ponto de contato da sua empresa com seu público, através dos buscadores, nela as estratégias de SEO são testadas e mensuradas.
Para ter sucesso com seu site, você precisa entender como funciona a SERP, quais são as suas funcionalidades, como o Google analisa seu conteúdo e como você pode se destacar entre tantos outros concorrentes.
O SEO é um processo contínuo de estudo, otimização e adaptação. E, com estas dicas, você estará pronto para colocar seus conteúdos e seu site na frente dos seus clientes.
Se você quer continuar aprendendo sobre SEO, sobre as diversas funcionalidades do Google e outras estratégias para alcançar as primeiras posições nas buscas, não deixe de acompanhar meus conteúdos aqui no blog, no Instagram e também de assinar a minha newsletter, para ter conteúdos exclusivos.