imagem da logomarca Júlia do SEO

Erro 404: O que é, seu impacto e como resolver da melhor maneira

Publicado por 

, em 

Vejo no conteúdo:

Última atualização em 26 de fevereiro de 2024 por Júlia Neves

Você já acessou um site e, quando clicou num link, surgiu uma mensagem como “404 Not found” ou “Página não encontrada”? 

Você está diante de um aviso simples, mas que pode causar uma tremenda frustração. E, mais do que isso, pode arruinar a posição de uma página no ranking do Google, causando grandes prejuízos.

Neste conteúdo, vamos desvendar juntos as causas, o que significa erro 404, entender os motivos que podem provocar essa falta de comunicação entre conteúdo e servidor, suas consequências negativas e também descobrir caminhos para resolver esse problema.

É só continuar lendo!

O que é erro 404?

Eis que você está navegando pela internet, quando clica numa página e, em vez abrir a tela que estava buscando, se depara com um enigmático código de erro 404, também conhecido como “página não encontrada” ou “HTTP 404”. 

Sempre que você acessa um site ou clica em algum link, o servidor faz uma varredura nos arquivos para atender ao seu pedido. Isso acontece em milésimos de segundos. Se por algum motivo a página não é encontrada, ele emite o código de status 404. 

É como se estivesse dizendo: “Desculpe, a página que você está buscando deve estar em algum outro lugar, mas não aqui.” 

Ou seja, em termos mais técnicos, o HTTP 404 é uma resposta padrão do protocolo HTTP indicando erro no servidor e que, por isso, não encontrou a página solicitada. 

Continue se informando! Glossário de SEO: Conheça os termos mais utilizados 

As principais causas do erro 404

Quando esse erro acontece no site, o primeiro passo é investigar a causa. Listei algumas das hipóteses mais comuns:

Links inválidos ou desatualizados

Às vezes, os links da página podem estar quebrados ou desatualizados. Isso acontece, por exemplo, quando o produto de uma loja virtual deixa de ser vendido e é excluído do site. Outro caso é quando o link direciona para um site de terceiros que está fora do ar.

Nesse caso, se o link continua existindo, mas a página não está mais disponível, ele acaba inválido ou “quebrado”, pois não manda para lugar nenhum – É tipo abrir uma porta e dar de cara com outra porta. 

Migrações de sites sem redirecionamentos adequados

Quando um site muda de endereço, é fundamental garantir que os visitantes sejam redirecionados corretamente para os novos locais. 

Se essa migração não for feita seguindo os passos na ordem certa, o erro 404 costuma ser um dos primeiros sinais indicando que ela não foi realizada de forma eficiente. Por isso, é importante seguir à risca o checklist do que fazer ANTES, DURANTE e também APÓS a conclusão da migração de sites.

Problemas com a estrutura dos URLs

A estrutura dos URLs também têm papel importante na acessibilidade das páginas web. Imagine que um URL seja como o endereço de uma casa na internet. Se a estrutura desse endereço não estiver organizada, o servidor terá problemas para encontrar a página correta. Por exemplo, considere o seguinte URL confuso:

www.exemplo.com/paginas/?id=123&session=987 

Neste caso, o servidor pode se perder na bagunça de parâmetros e direcionar erroneamente o visitante. Veja um exemplo de estrutura mais clara:

www.exemplo.com/produtos/notebook-dell

As URLs amigáveis facilitam a identificação da página desejada, melhorando a experiência do usuário e também diminuindo a probabilidade de encontrar o temido erro 404. 

Exclusão de páginas no site ou mudança da URL

Quando decidimos excluir uma página ou renomear a URL, essa mudança deve ser gerenciada corretamente. Se não, o erro 404 logo aparece como um lembrete de que a página anterior não está mais disponível, do tipo “Ué, cadê aquela página que estava aqui?”.

Entender as causas do erro 404 é fundamental para corrigi-las e, assim, manter o pleno funcionamento do seu site. Afinal, mais do que oferecer uma boa experiência aos usuários, corrigir esse tipo de erro quanto antes pode evitar problemas maiores como penalizações dos motores de busca, perda de tráfego e até queda nas conversões.  

Vou falar mais sobre os impactos do erro 404 adiante.

5 Maneiras de resolver o erro 404

1. Verificação dos links internos e externos:

A primeira forma de resolver o erro 404 é passando um pente fino nos links internos e externos do site em busca de atalhos quebrados.

  • Análise interna: Examine cuidadosamente os links dentro do seu site. Certifique-se de que nenhum deles leva a páginas inativas, removidas ou renomeadas.
  • Análise externa: Faça uma varredura nos links que apontam para seu site de fontes externas. Corrija ou contate os proprietários desses links para garantir que eles estejam direcionando corretamente.

2. Implementação de redirecionamento 301:

Analisados os links, hora de redirecionar o que for necessário. Com o redirecionamento, os visitantes que acessam uma página do site são redirecionados (de forma temporária ou permanente) para outra.

  • Redirecionamento 301: quando há uma mudança permanente na estrutura de URLs de um site, usamos o redirecionamento 301. Implementando os redirecionamentos 301, os motores de busca entendem que a mudança é permanente e preserva o SEO, além dos links internos e externos não acabarem perdidos.

3. Configuração de permissões:

Também é necessário conferir restrições de acesso e, se for o caso, redefinir as permissões. Fazemos isso para garantir que o erro 404 não esteja acontecendo por restrição equivocada de acesso aos usuários. 

4. Utilizar ferramentas para auditoria técnica:

Algumas ferramentas são indispensáveis para profissionais de SEO terem uma visão geral de todo o funcionamento do site. São elas:

  • Google Search Console: Faça uso do Google Search Console para monitorar e diagnosticar problemas de pesquisa. Identifique páginas com erros 404, receba alertas e rastreie o desempenho geral do site.
  • Screaming Frog: Realize auditorias completas de SEO utilizando o Screaming Frog para identificar links quebrados, redirecionamentos ausentes e outras questões técnicas.

5. Consultar especialistas para solução completa:

A essa altura deu para perceber que tanto identificar as causas do erro 404 quanto resolver o problema demanda conhecimento técnico. Por isso, um outro caminho é contar com a ajuda de um especialista.

  • Auditoria especializada: Considere fazer uma auditoria técnica completa com especialistas em SEO, assim como eu, para uma análise mais aprofundada do site. Este processo pode incluir não apenas a resolução de erros 404, mas otimizações gerais para melhorar a saúde e o desempenho do site.

A experiência e o conhecimento técnico de um especialista em SEO permitem uma abordagem mais abrangente, seja no levantamento de hipóteses, testes, como também soluções.

E, ao seguir as estratégias certas, você não apenas resolve o erro 404, mas fortalece a base do seu site, proporcionando melhor experiência aos usuários – evitando até possíveis problemas futuros.

Para saber mais sobre a minha auditoria técnica, é só entrar em contato!

Quando não mexer no erro 404

Apesar de, geralmente, o erro 404 ser um problema que precisa de solução imediata, existem situações em que ele é parte natural da dinâmica online. Listei aqui alguns cenários em que ele pode ser ignorado:

1. Páginas temporariamente indisponíveis:

Se uma página estiver temporariamente fora do ar devido a manutenção programada ou atualizações, o erro 404 é esperado e não necessariamente indica um problema. Nesses casos, o caminho é avisar os visitantes sobre a manutenção em andamento.

2. Conteúdos restritos aos usuários logados:

Quando uma página contém conteúdo restrito aos usuários logados e um visitante aleatório, não autenticado, tenta acessar, é normal que o erro 404 apareça. Nesses casos, o erro só está cumprindo sua função ao indicar que o recurso não está disponível para o usuário em questão.

3. Páginas excluídas intencionalmente:

Se a decisão de excluir permanentemente uma página foi tomada de forma consciente, seja por razões de estratégia de conteúdo ou reestruturação do site, o erro 404 é só uma confirmação dessa exclusão intencional.

4. Recursos futuros planejados:

Se as páginas estão em fase de desenvolvimento e ainda não foram publicadas, é natural que um erro 404 seja retornado. Essa é uma situação em que o erro pode ser ignorado até que as páginas estejam no ar, prontas para o público.

5. URLs digitados incorretamente:

Quando um visitante digitar incorretamente um URL, resultando em um erro 404, o melhor é não intervir, especialmente se o endereço digitado não corresponde a uma página existente. Nesses casos, o erro funciona como um aviso de URL inválido. 

A recomendação é que, nesse caso, uma página de erro personalizada seja criada, informando o visitante sobre o que está acontecendo e sugerindo um novo caminho.

Vou falar dessa e de outras táticas para minimizar o impacto de erros 404.

3 Táticas que ajudam a minimizar o impacto de erros 404

Algumas medidas paliativas ajudam a minimizar o impacto do erro 404, enquanto o problema não é definitivamente solucionado. Veja:

1. Página de erro 404 personalizada:

Convenhamos que a página padrão do protocolo de erro não é muito amigável. Na maioria das vezes, só vemos um “404 Not found” ou “Página não encontrada” sem muitas explicações. Por isso, uma saída é personalizar a sua própria página. Dessa forma, é possível guiar o visitante a um caminho alternativo ou dar um próximo passo. 

A experiência de navegação será mais suave com o usuário, além de útil, incentivando que ele permaneça no site.

Veja alguns exemplos de sites que possuem páginas de erro personalizadas:

Disney

Tela do erro 404  da Disney

BurgerTime

Tela de erro 404 da BurguerTime.

Essa hamburgueria transformou a página de erro 404 em um videogame interativo semelhante ao jogo do Pac-Man.

2. Redirecionamento temporário

Se a causa do erro 404 não é de uma mudança permanente da URL, mas sim reparos ou atualizações no site com prazo para terminar (coisa de horas ou poucos dias), use o redirecionamento 302. 

3. Urls perenes

Dê preferência para URLs perenes, ou seja, aquelas que não são datadas, sazonais ou possuem caracteres especiais. Além de serem mais amigáveis para a experiência de navegação do usuário, entre outras vantagens, elas são mais estáveis – o que reduz as chances de, no futuro, precisarem de alteração.

Impacto de páginas com erro 404

Até aqui você já entendeu alguns dos prejuízos que o erro 404 pode causar e descobriu maneiras de dar uma amenizada na situação. Mas vou listar um por um os principais impactos negativos do erro 404 para enfatizar por que essa situação deve ser levada a sério e corrigida o quanto antes:

  • Perda de tráfego: Visitantes frustrados podem abandonar o site, resultando em perda de tráfego. O que pode impactar brutalmente nos resultados do seu negócio.
  • Redução na experiência do usuário: A presença frequente de erros diminui a satisfação do usuário e acaba até manchando a reputação do site. Imagina investir tempo, dinheiro e experiência na expansão da sua marca e perder isso?
  • Impacto no ranqueamento nos mecanismos de busca: O Google e outros buscadores penalizam páginas com erro 404 e, por consequência, prejudica o posicionamento nos resultados de pesquisa.
  • Indexação ineficiente: Páginas de erro 404 podem ser indexadas incorretamente, afetando o reconhecimento de conteúdo relevante.
  • Impacto nas taxas de conversão: Erros 404 em páginas de conversão podem reduzir significativamente as taxas de conversão.

Entendido o que significa e consequências do erro 404 nas páginas do seu site, esteja sempre de olho. Conte sempre com o auxílio de um profissional de SEO e evite que um probleminha vire um prejuízo para os resultados do seu negócio!