O que é SEO e qual a importância dele para seu site?

Buscador Google na tela do computador, fazendo referência a SEO

Se você trabalha com o mercado digital, tem algum projeto, loja ou empresa que quer mostrar seus produtos e serviços com mais destaque na internet, certamente já ouviu falar em SEO e que você precisa dele para aparecer.

E depois de ouvir isso você ficou se perguntando: o que é SEO? Por que eu preciso desse carinha para aparecer em destaque na internet? E como eu posso fazer SEO?

São exatamente essas dúvidas que eu vou tirar nesse artigo. Começando pela pergunta principal, ou como eu gosto de falar, “First things First”.

O que é SEO?

SEO é sigla para a expressão “Search Engine Optimization”, que em português significa “Otimização para os mecanismos de busca”.

Ou seja, SEO é o conjunto de táticas e técnicas de otimização de tudo que envolve a  criação e manutenção do seu site, para que ele seja encontrado pelos motores de busca e apresentado para os usuários que estão fazendo essa busca.

Isso vai desde a estrutura, velocidade de carregamento e conteúdo, até a parte que envolve a relevância e a autoridade do site na visão de outras pessoas que o visitam.

Toda essa otimização é focada em gerar mais visitas espontâneas ao seu conteúdo, seja ele de que tipo for (e nesse artigo usaremos como foco um site, para facilitar o seu entendimento), aumentando assim o tráfego orgânico do seu site.

“Ai, Julia, eu acabei de começar a aprender o que é SEO e você já me vem com mais nome estranho. O que é esse tal de tráfego? Eu não quero vender drogas”

O que é o tráfego?

Não, não estou falando de tráfico, mas sim de tráfego. Que nada mais é do que as pessoas que entram no seu site, na sua loja online, no seu vídeo, na sua rede social, ou em qualquer que seja o seu projeto.

Vou te dar um exemplo mais simples: Imagine que a internet é um grande shopping, com um monte de gente passeando por ele e o seu site é uma das lojas desse shopping. O seu tráfego nada mais é do que cada pessoa que escolhe entrar na sua loja para ver o que você tem a oferecer nela.

E como você pode conseguir levar mais tráfego para o seu site? Existem duas forma de fazer isso:

  • Tráfego Direto
  • Tráfego Pago
  • Tráfego Orgânico

O que significa Tráfego Direto?

O tráfego direto acontece quando a pessoa sabe qual é o endereço do seu site, digita ele no navegador e entra diretamente no seu site.

O que é Tráfego Pago?

O tráfego pago, como o próprio nome já diz, acontece quando você paga para que um anúncio do seu site apareça em algum lugar da internet, a pessoa vê o seu anúncio e entra no seu site.

Alguns dos principais locais da internet para você fazer um anúncio pago são:

  1. Facebook e Instagram
  2. Tiktok
  3. pesquisas do Google (e outros motores de busca)
  4. banner nos sites parceiros do Google
  5. vídeos do Youtube
  6. conteúdos patrocinados diretamente com sites, empresas e influenciadores

Essas são algumas entre muitas outras possibilidades de fontes de tráfego orgânico.

O que é Tráfego Orgânico?

O tráfego orgânico, ao contrário do pago, acontece quando uma pessoa entra no seu site vindo de algum lugar que você apareceu para ela, sem que você precisasse pagar para isso.

Algumas das principais fontes de tráfego orgânico que um site pode ter estão:

  1. resultados de busca do Google (e outros buscadores), que não na área de anúncios
  2. redes sociais
  3. canal do Youtube
  4. citação espontânea em outros sites e mídias

Entre essas fontes, a que é mais comumente levada em conta quando estamos falando de tráfego orgânico é a primeira. E é justamente por isso que o SEO é tão importante.

Qual a importância do SEO para o seu site?

Como eu falei, o resultado orgânico de busca do Google é uma das principais e mais importantes formas de tráfego que o seu site pode ter. Mas não basta estar entre os resultados e não ser visto pela pessoa que está fazendo a busca.

É de extrema importância que o seu site apareça entre os resultados de busca, mas que ele apareça em uma área visível para quem está pesquisando. Para isso, o seu site precisa aparecer entre os primeiros resultados que o Google apresenta ao seu usuário. E é aí que entra o SEO.

Você precisa otimizar o seu site, fazer o SEO, para que o Google encontre o seu conteúdo relacionado a busca que foi feita e entenda que esse seu conteúdo é bom o suficiente para que ele mostre entre os primeiros resultados para aquela pesquisa. Aumentando, assim, a chance de a pessoa, que está pesquisando, entrar no seu site.

Por exemplo, digamos que você tenha um site que vende toalhas bordadas para a cidade de Sorocaba. Se uma pessoa pesquisa no Google por “toalha bordada sorocaba” e você aparece entre os primeiros resultados de busca, é grande a chance que essa pessoa entre no seu site e, se ela gostar do que encontrar, você consiga vender as suas toalhas.

E como você pode fazer essa otimização para seu site aparecer entre as primeiras posições?

Como fazer SEO?

O Google leva em consideração mais de 200 fatores na hora de analisar o seu site e ver se ele é o melhor para aparecer nas primeiras posições das buscas. Alguns desses fatores de otimização dizem respeito a coisas de dentro do seu site, que chamamos de SEO Onpage, e outros de fatores externos, que chamamos de SEO Offpage.

Abaixo você vai encontrar alguns dos que são considerados os principais entre esses fatores. São eles:

  • velocidade de carregamento do site
  • interface amigável e compatibilidade com dispositivos móveis
  • segurança do site
  • autoridade do site
  • escolha das palavras-chave
  • conteúdo de qualidade com o uso correto das palavras-chave
  • backlinks de qualidade em sites referência do seu nicho

Trabalhar esses fatores no momento da criação do seu site e do seu conteúdo já será um grande primeiro passo para fazer o SEO do seu site e ter melhores chances de aparecer em boas posições nas buscas do Google.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: