Última atualização em 18 de dezembro de 2022 por Júlia Neves
O mês é dezembro de 2022 e o Google pensa: “Como deixar meus SEOs malucos?”. A resposta veio rápido: 3 atualizações e 1 dashboard lançados num período de 10 dias!
Mas o que são essas tais atualizações e o que isso pode significar no nosso dia a dia?
O que são as atualizações do Google?
As atualizações do Google são, na verdade, o que tornam o nosso trabalho em SEO mais eficaz: imagina se o Google não tivesse diretrizes, não tivesse inteligência na hora do ranking? Seria o caos. Por isso, é importante que os profissionais de SEO entendam bem qual é a situação de cada uma das novidades, garantindo a manutenção e a boa performance de seus sites.
Vamos então entender cada uma das novidades!
Helpful content system update
No dia 5 de dezembro o Google fez uma atualização no seu Helpful content system update. Antes, o update que havia sido implementado apenas para o inglês, foi implementado agora para todos os idiomas.
Seu objetivo é identificar os conteúdos de baixa qualidade, que não foram feitos para pessoas, com o objetivo de retirá-los das boas posições e entregar um conteúdo de maior qualidade para os usuários.
Além disso, o update também tem objetivo de reconhecer conteúdos escritos por pessoas vs. máquinas (inteligência artificial). Isso porque, com o avanço de várias ferramentas de IA, se tornou muito comum textos escritos por essas máquinas ao invés de pessoas, o que pode ser extremamente prejudicial para a qualidade do conteúdo escrito na internet.
O update, lançado em 5 de dezembro, será 100% válido 2 semanas após a implementação.
O que esperar desse update?
Com base em tudo que vem sido construído nos últimos meses, eu enxergo esse update como um “basta” do Google às ferramentas de inteligência artificial que vêm sendo responsáveis por parte dos textos que lemos na internet. A expectativa é que, com o passar das semanas, passemos a ver conteúdos feitos por humanos sendo priorizados nos resultados das buscas, reduzindo cada vez mais a relevância desses conteúdos artificiais.
Google Search Status Dashboard
Nem só de tristeza os SEOs vivem nesse fim de ano com updates do Google! Isso porque, além dos updates, o Google lançou um Dashboard que pode responder à várias dúvidas que temos quanto à indexação e os servidores de busca.
O Google Search Status Dashboard mostra se o crawler está com problemas nas etapas de rastreamento, indexação, e se por algum motivo existe alguma inconsistência que esteja impactando nos resultados de busca.
Lançado no dia 14 de dezembro, é uma ferramenta que promete ajudar bastante no dia a dia dos profissionais que trabalham com SEO.
2022 Link Spam Update (SpamBrain)
Ainda no dia 14 de dezembro de 2022, o Google lançou junto com o dashboard um update: o SpamBrain.
Como o nome já sugere, o objetivo desse update é olhar para os links externos de sites e neutralizar aqueles que não forem orgânicos e/ou que possam ser considerados spam. O SpamBrain é um sistema que funciona através de inteligência artificial que detecta sites que vendem ou compram links, assim como sites que foram criados apenas com o propósito de serem usados para linkagem externa.
Esse update pode demorar até 2 semanas para ser totalmente implementado a partir da data de início e promete abalar as estruturas de linkbuilding que estamos acostumados a ver, como troca, compra, triangulação de links e outras práticas comuns em SEO mas que fogem dos guidelines do Google.
O que esperar desse update?
O Google cada vez mais foca em qualidade, e com esse update isso comprova que a qualidade dos links também vai ser mais valiosa que a quantidade dos mesmos para um site estar bem posicionado. Pelo que foi dito, o Google vai começar a invalidar os sites que são criados apenas com o objetivo de venderem links, assim como vai invalidar os sites que compram esses links, fazendo com que eles percam parte da autoridade construída.
Além disso, trocas e compras de links vão, de uma vez por todas, ser consideradas inválidas.
E-A-T ganha um novo E: Google E-E-A-T
Um dia depois de lançar um dashboard e um update, o Google nos surpreendeu de novo: suas diretrizes de qualidade (Google EAT) foram modificadas, ganhando um novo elemento: experiência.
Diferente da experiência do usuário (UX), pauta que sempre está presente nas discussões de SEO, essa experiência tem relação com o conteúdo sendo escrito: a partir de agora, o Google passa a valorizar e priorizar aqueles conteúdos que tiverem pessoas relatando experiências de fato vividas.
O que isso significa? Segundo o próprio Google, você precisa ter passado por uma experiência para escrever sobre ela. Está criando um conteúdo sobre um produto? Você precisa conhecer o produto, ter usado para falar com propriedade. Vai falar sobre um lugar? Você precisa conhecer o lugar para dar detalhes dele.
A atualização acrescentou uma letra ao antigo E-A-T, que agora passa a significar: Expertise – Experience – Authoritativeness – Trustworthiness. Na tradução, ficamos com as seguintes diretrizes: expertise, experiência, autoridade, confiabilidade.
O que esperar dessa atualização do Google?
Quando anunciei esse update no meu instagram, recebi muitas perguntas como “Como o Google consegue garantir que as pessoas têm essa experiência?” ou até mesmo “Como vão saber que foi uma pessoa que de fato escreveu, e não uma máquina?”.
O que vai valer cada vez mais em se tratando de conteúdos é a pessoalidade. Quando eu escrevo esse conteúdo aqui para você, você sabe que sou eu, Júlia, falando, porque eu deixo pessoal a nossa comunicação. Dou detalhes, enriqueço com a minha visão…
Cada vez mais isso será rico e valioso em se tratando de indexação e priorização. Informações únicas, novas, contadas de uma maneira não contada anteriormente, com pessoalidade, são as que vão se destacar.
O que podemos esperar das atualizações do Google de dezembro de 2022?
O Google tem feito cada vez mais atualizações focadas em pessoas: tanto as que criam, quanto as que consomem. E o que eu quero dizer com isso?
As atualizações do Google vieram para mostrar que os conteúdos precisam ser escritos por pessoas, não máquinas. Outro ponto muito importante é que os sites devem ser pensados para pessoas, não para os crawlers. E, por último, que mais que comprar links, o pilar de autoridade significa a construção de uma imagem que o seu site tem, e não a quantidade de links que levam para ele.
Podemos esperar um 2023 com mais updates como esses, focados em entregar cada vez mais valor aos trabalhos orgânicos (desde a construção de conteúdo aos links) e à experiência do usuário, que vai ser sempre a principal premissa do Google quando pensamos em conteúdo.